Em homenagem às lindas princesas que nos visitaram no post anterior, escolhi três peças musicais da época. As duas primeiras são da autoria do seu irmão, Thomas Linley, e pertencem à “Lyric Ode on the Fairies, Aerial Beings and Witches of Shakespeare”.
A celebração do jubileu de Shakespeare organizada por David Garrick em 1769 serviu de impulso para este trabalho. A única representação durante a vida do compositor ocorreu a 20 de Março de 1776, no teatro real de Drury Lane. As irmãs de Linley, Mary and Maria participaram. Acredita-se que o dueto “For who can wield like Shakespeare’s skillful hand...” foi escrito explicitamente para elas.
O libretista de Linley era o seu amigo de infância, French Lawrence. Lawrence utilizou um poema da sua autoria, escrito em 1773 para uma competição escolar, adaptando-o para que pudesse servir o fundo musical de Linley. A primeira parte da ode inclui uma dúzia de estrofes em louvor do poeta de Stratford-on-Avon, enquanto que a segunda parte — que é substâncialmente mais dramática — evoca as personagens de Shakespeare, incluindo as fadas de “A Midsummer Night’s Dream”, as bruxas de “Macbeth", e Ariel de “The Tempest”. “Ariel, who sees thee now?” é rico em ‘coloratura’ para o soprano e soberbamente decorado por um virtuoso ‘obbligato’ para oboé.
A terceira peça “Et Incarnatus Est” faz parte da “Great Mass in C minor, K.427”, de Mozart.
Elizabeth , de pé no quadro de Thomas Gainsborough, parece estar perdida em pensamentos e afigura-se-nos mais meiga e sonhadora, e talvez mais tímida do que a irmã Mary, que nos observa olhos nos olhos e que parece ser mais alegre e espirituosa. Gosto de imaginar Elizabeth a interpretar “Et Incarnatus Est”, dotada de uma doce e lindíssima melodia, enquanto Mary interpreta “Ariel, who sees thee now?”. O dueto “For who can wield like Shakespeare’s skillful hand . . .” poderia bem ser interpretado pelas duas irmãs, Elizabeth e Mary Linley.
Linley: A Lyric Ode - "Ariel, who sees thee now?"
Julia Gooding, soprano
The Parley of Instruments Baroque Orchestra - Paul Nicholson
Ariel, who sees thee now
Upon the bat's wing sail along the sky?
Who sees thee sit upon the blossom'd bough,
Bask on the rose, or in the cowslip lie?
Linley: A Lyric Ode - "For who Can Wield Like Shakespeare's Skillful Hand?
Julia Gooding, Lorna Anderson, sopranos
The Parley of Instruments Baroque Orchestra - Paul Nicholson
For who can wield like Shakespeare's skilful hand
That magic wand, whose potent sway
The elves of earth, of air, and sea obey?
Mozart - Great Mass in C minor - "Et Incarnatus Est"
Arleen Auger, soprano
Bavarian Radio Symphony Orchestra - Leonard Bernstein
Et incarnatus est
de Spiritu sancto ex Maria Virgine
et homo factus est.
S’est incarné
du Saint-Esprit et de la Vierge Marie
et s’est fait homme
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